Vivacorp

Como fazer de seu lar, um ambiente mais seguro para a prevenção do uso de drogas entre adolescentes

Mesmos com as mudanças ocorridas na estrutura familiar atual, os laços familiares ainda são  insubstituíveis para a saúde emocional e física das pessoas. É na família, com o compartilhar do cotidiano, que se transmitem os valores, os limites, as tradições e a cultura familiar, muito mais pelo que os pais dão de exemplo aos seus filhos, através de atitudes, do que aquilo que apenas verbalizam. Os pais, querendo ou não, moldam profundamente o comportamento dos seus filhos.

Neste sentido, posso afirmar que a prevenção se inicia muito cedo, quando a o ambiente familiar é cercado de amor e respeito, entre pais e os filhos.

 Abordar a difícil questão do uso de álcool e drogas requer disponibilidade interna para lidar com esta temática, sabendo que o adolescente, estará naturalmente, testando os limites impostos, num processo de afirmação de sua própria identidade.

O afastamento da família é normal neste período e o “experimentar” para sentir-se adulto, é um fator vulnerabilidade. Muitas vezes o consumo de álcool e drogas aparece como uma forma disfuncional de resolver questões de socialização, busca de prazer individual e alívio imediato para desconfortos físicos ou emocionais, tais como stress, angústia e medo.

Convido enfaticamente os pais a se informarem sobre as drogas (inclusive álcool e tabaco) e seus efeitos, bem como os sintomas e indícios de uso. A omissão do controle parental sobre os jovens abre as portas para uma aventura perigosa, muitas vezes fatal.

Um ambiente familiar protetor se faz com: Envolvimento familiar positivo, monitoramento das atividades dos filhos pelos pais, regras claras de conduta na família e na escola, envolvimento dos pais com a vida de seus filhos e fortes vínculos com as instituições escola, incentivo aos esportes e prática religiosa.

Carla Maria Montalto

Especialista em Dependência Química

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
E-mail